O Coordenador do IBGE, Fernando, responsável pelo levantamento estatístico de Serra dos Aimorés, apresentou na tarde dessa quarta-feira, na Sede do Poder Legislativo, os dados referentes à população local.
Segundo levantamentos, a população teve uma redução drástica, passando de quase 9 mil habitantes para quase 7 mil, diminuindo em torno de 2 mil pessoas.
Além disso, outro dado alarmante, foi detectar mais de 500 imóveis fechados e quase 200 de uso esporádico. Um outro fator preocupante foi a redução de empregos formais, aqueles que são comprovados através de carteira de trabalho assinada.
Um disparate é que a população flutuante basicamente não entra nas estatísticas, enquanto seus filhos matriculados nas escolas são registrados nas estatísticas.
Resumidamente, o Coordenador do IBGE Fernando, disse que com a queda no número de habitantes, há probabilidade de perda na arrecadação do município. Todavia, o IBGE é responsável apenas pela coleta de dados, ou seja, pesquisa a população e repassa as informações para o TCU (Tribunal de Contas da União), órgão competente para julgar o aumento ou diminuição das receitas dos municípios brasileiros.
O prefeito Iran Cordeiro demonstrou preocupação, porque se houver queda na arrecadação, compromete investimentos básicos e prioritários nas áreas da Educação, Saúde e Infraestrutura, atingindo também outros segmentos da Administração Pública.
Segundo Iran, é preciso um planejamento estratégico, elaborado com muita cautela, para que a gestão flua sem comprometer as ações governamentais e sem por em risco a governabilidade.
Discussion about this post